segunda-feira, janeiro 29, 2007

Treinamento que funcione...

Trabalho com treinamento e desenvolvimento de pessoas e de empresas. O tempo todo me questiono sobre os resultados de minhas intervenções, que vão desde treinamentos mais técnicos até treinamentos com foco na mudança de atitudes. E é nesse ponto que quero me focar hoje.

Mudança de Atitude não é uma simples mudança. Deve vir de dentro.
O Ser precisa "convocar" seus valores, entendê-los, refletir como eles funcionam na prática, ou seja, em sua vida cotidiana. Depois disso, se conseguir sensibilizá-lo a pensar sobre uma possível mudança de valores, inicia-se o processo. Para alguns é simples, pois possuem a clareza da necessidade, para outros complicada e dolorosa, pois a névoa causada pela cristalização dos comportamentos, pela culpa e pelo orgulho, plana densa sobre seus pensamentos. E é nesse indivíduo que devemos nos ater. Os mais resistentes à mudança.

Devemos fazê-los refletir sobre os impactos desses valores na vida dele. No seu trabalho. Na relação que ele tece com as pessoas que o rodeiam. Esse é um ótimo caminho.

Mas como fazer isso?
Provocar. Esta é a palavra. Não no sentido de irritar, mas sim de trazer a tona reflexões, fazer com que pensem em grupo sobre suas atitudes. Levantar o que pode ser melhorado e por fim, para não faltar o pragmatismo, criar uma ação com metas desafiadoras, que "provoquem" o indivíduo e o desafie a mudar. A ser melhor a cada dia.

Primeiro o querer, depois o ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário